MINICURSO DE EXAMES LABORATORIAIS EM PARASITOLOGIA VETERINÁRIA

Sobre o curso

Curso

Unidade e turno

Próxima turma

Diferenciais

Estrutura

O curso de Medicina Veterinária no campus Penha é localizado na maior fazenda urbana do Rio de Janeiro e tem uma área de 140 mil m2 de proteção ambiental em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura. A fazenda escola possui produção de diversas espécies como suínos, equinos, bovinos, aves e coelhos

PRÉ-REQUISITO

ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA OU MÉDICO VETERINÁRIO

MERCADO DE TRABALHO

TREINAMENTO DE ESTUDANTES E/OU DE MÉDICOS VETERINÁRIOS EM TÉCNICAS LABORATORIAIS PARASITOLÓGICAS, VISANDO A IDENTIFICAÇÃO DOS DIVERSOS ENDOPARASITAS E ECTOPARASITAS.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL: TREINAMENTO DAS DIVERSAS TÉCNICAS DE EXAMES PARASITOLÓGICOS USADAS NA ROTINA VETERINÁRIA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: TÉCNICAS DE FLUTUAÇÃO (SHEATHER MODIFICADA); SEDIMENTAÇÃO E CONTAGEM DE OVOS DE PARASITAS (OPG); COLETA E EXAME DE RASPADO DE PELE; IMPORTÂNCIA DA COLETA REALIZADA E MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DAS AMOSTRAS COLETADAS;

METODOLOGIA

AULA TEÓRICO-PRÁTICA DEMONSTRATIVA NA PARTE DA MANHÃ, SOBRE OS PROTOCOLOS UTILIZADOS PARA EXAMES COPROPARASITOLÓGICOS E DE ECTOPARASITAS DAS DIVERSAS ANIMAIS EXISTENTES NO CAMPUS, ASSIM COMO CÃES E GATOS. NO TURNO DA TARDE OS GRUPOS, (NO MÁXIMO 4 ALUNOS POR GRUPO) IRÃO REALIZAR AS TÉCNICAS DESCRITAS.

Docente do curso

Profª LILIANE SIMPSON LOURÊDO

Pós-doutorado em Microbiologia na Faculdade de Ciências Médicas – UERJ (Bolsista Nota 10-PDR10- FAPERJ) . Doutora em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz, é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestre em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Bolsista CNPq- 2012). Trabalhou em apoio à pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz (Projeto Micobactericidas – ANVISA_PNUD). Pesquisadora visitante na área de Microbiologia (fatores de virulência de Corinebactéria), na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou em pesquisa  “ASPECTOS FENOTÍPICOS E MOLECULARES DE MICRORGANISMOS DE INTERESSE MÉDICO: ÊNFASE EM RESISTÊNCIA ÀS BIOCIDAS”, Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista pela CAPES do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberg (FAU), Alemanha. Membro associado da Escola Integrada de Pós-Graduação SFB796 “Erlangen School of Molecular Communication, em 2017. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia, vigilância sanitária, zoonoses e ciências de animais domésticos e de laboratório e clínica de pequenos animais. Atualmente é servidora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro como médica veterinária na Coordenação de Vigilância de Zoonoses, na Gerência de Fiscalização Veterinária. Docente na Universidade Castelo Branco, na graduação em Medicina Veterinária, nas Disciplinas de Doenças Parasitárias de Interesse Veterinário, Artropodologia e Protozoologia Veterinária e Helmintologia Veterinária.

Vídeo da coordenação do curso

Investimento

ALUNO EXTERNO

R$ 120,00

COLABORADOR/ALUNO DA UCB

R$ 100,00